sábado, 27 de março de 2021

Sobe para 16 os hospitais com 100% leitos de UTI ocupados; veja lista


Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) mostra que a situação da rede de saúde se agrava a cada dia. Nesta sexta-feira (26), 16 hospitais estão com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) todos ocupados. As unidades tratam pacientes de norte a sul do Piauí.



O boletim da Sesapi é baseado na ocupação dos leitos desta quinta-feira(25) e mostrou que dos 518 leitos com respiradores distribuídos pelo estado, somente 50 estão livres para receber pacientes. E aumentou 0,01% em relação ao dia anterior (24/03) que apresentava 90,34% de ocupação e agora está 90,35%. Se comparado com a última terça(23) o crescimento de ocupação foi de 1%, já que registrou 89,37%.

No levantamento feito pelo Cidadeverde.com, dos 14 hospitais que recebem pacientes covid na capital piauiense, nove estão com as UTIs lotadas. Estas unidades inclui, a Maternidade Dona Evangelina Rosa que só recebe grávidas e está com cinco dos 12 leitos ocupados e o Hospital Infantil Lucídio Portela somente para crianças e possui seis dos nove leitos de UTI com pacientes sendo tratados.

Apenas os hospitais particulares São Marcos, Unimed e Rio Poty possuem vagas em UTIs, até o momento.

No interior a situação é ainda mais grave, já que na maioria das cidades não há leitos de tratamento intensivo e os regionais já estão em sua capacidade máxima. É o caso em Bom Jesus, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato.

Nestes hospitais até mesmo os leitos clínicos já estão com ocupação máxima (Bom Jesus, Floriano, Parnaíba) ou se aproximando do limite (Oeiras, Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato).


Relação dos hospitais com 100% dos leitos ocupados:
Hospital Regional de Bom Jesus
Hospital Tibério Nunes (Floriano)
Hospital Deolindo Couto (Oeiras)
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda – Parnaíba)
Hospital Justino Luz (Picos)
Hospital Chagas Rodrigues (Piripiri)
Hospital Senador Cândido Ferraz ( São Raimundo Nonato)
Hospital da Polícia Militar (Teresina)
HTI
Hospital do Monte Castelo
Hospital Universitário
Prontomed
Hospital Natan Portela
HGV
Hospital São Paulo
HUT

Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com