sábado, 10 de abril de 2021

Piauí reduz fila de espera por leitos de UTI Covid


A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) constata no gráfico da Fila de Regulação dos Leitos uma redução de quase 50% de pacientes na fila de espera por leitos de UTI e leitos clínicos nos últimos sete dias. No dia 3 de abril, eram 139 pacientes na fila de espera. Dia 9 de abril, esse número caiu para 80 pessoas. Em relação aos leitos clínicos, a fila era de 41 pacientes à espera de vaga. Dia 9 de abril, o número reduziu para 21 pacientes. 

Segundo a Coordenadora da Central de Regulação da Sesapi, Luciane Formiga, essa redução é tranquilizadora, mas não pode ser comemorada. “Vivemos um momento de estabilidade que é um reflexo das medidas restritivas, mas ainda não podemos relaxar porque existem muitos pacientes na fila”, explica Luciane.

O Governo do Estado segue empenhado em abrir novos leitos nas regiões com maior incidência da doença, mas é importante a ajuda da população obedecendo as regras. O Superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, pede compreensão da população para atravessarmos esse momento de turbulência.


ASCOM/SESAPI