sexta-feira, 21 de maio de 2021

HEDA completa 30 anos de serviços prestado a população

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA, completa 30 anos de serviços prestados a comunidade nesta sexta-feira, dia 21 de maio.


O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA foi idealizado e construído pelo então prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza – Mão Santa – e inaugurado em 22 de maio de 1991 com o nome Hospital Municipal Dirceu Arcoverde tendo como seu primeiro diretor Dr. Raimundo de Morais Bessa.

O Ministro da Saúde era o piauiense de Amarante Waldyr Mendes Arcoverde, irmão do Senador Dirceu Mendes Arcoverde que dá nome aquele nosocômio. Waldyr Arcoverde, atendendo pedido do prefeito de Parnaíba, Mão Santa foi quem equipou o hospital do que havia de mais moderno naquela época tendo sido inaugurado em 22 de maio de 1991.

O hospital foi iniciado e concluído na gestão do prefeito Mão Santa com apoio inicialmente do governador Alberto Tavares Silva e posteriormente já na fase de conclusão pelo governador Antônio de Almeida Freitas Neto que sucedeu o parnaibano Alberto Silva.

Atualmente o hospital funciona com recursos tripartite, sendo que a prefeitura de Parnaíba, para cobrir os gastos com cidadãos parnaibanos que precisam daquele hospital, desembolsa mais de 1.5 milhão por mês. O restante dos custos são recursos oriundos do governo do estado e governo federal.

No dia 22 de setembro de 2003 na gestão do prefeito Paulo Eudes Carneiro, ocorreu a intervenção realizada pelo Governo do Estado do Piauí, passando a denominar-se de Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA com gestão do governo do estado.

Parabéns HEDA e principalmente aos seus colaborares que mesmo nas adversidades prestam bons serviços à comunidade parnaibana.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba