quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Caminhada em alusão ao Outubro Rosa é realizada em Bom Princípio do Piauí



A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (06) uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa - Mês de prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero”.
A concentração, que a cada ano fortalece ainda mais a luta contra o Câncer de Mama, se deu em frente à prefeitura municipal e a caminhada percorreu a avenida Ceará, rua Cirilo Vieira e avenida 29 de Abril, com encerramento na Unidade Básica de Saúde Valdivino Batista de Moraes, onde ocorreram algumas palestras com os seguintes temas: Prevenção do câncer de mama e de colo do útero (Dr. Diego Aristeu); Alto exame da mama (Enfermeira Kátia); Alimentos que reduzem os sintomas da menopausa (Nutricionista Vânia); A importância da atividade física na prevenção do câncer (Educadora Física Patrícia Vieira) e A importância do relacionamento familiar (Assistente Social Rita Sales).
Foi um momento importante de informação e conhecimento. Em um gesto de solidariedade com as presentes, a senhora Ângela Bessa falou em depoimento de sua própria experiência com a doença, emocionando e comovendo a todos com a história de sua luta.



A manhã findou com lanche e sorteio de brindes para os presentes.
O objetivo da caminhada foi conscientizar a população de Bom Princípio do Piauí com a campanha do Outubro Rosa, incentivar a realização do autoexame e orientar sobre os cuidados que podem ser tomados para prevenção do câncer de mama e de colo do útero onde, além de orientar quais os serviços da Secretaria Municipal de Saúde - SMS se deve procurar diante de quaisquer suspeitas.

A secretária municipal de saúde, Naiara Carvalho, alertou sobre a necessidade de atenção sobre a doença. “As mulheres precisam estar atentas aos sinais e alteração em seu corpo. Somente o autoexame não basta e não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou mamografia”.


Fonte: SECOM - PMBP